Histórico da Loja 

 

RESUMO DE SUA HISTÓRIA/RAZÕES DE SUA EXISTÊNCIA

                            Entusiasmados com o sucesso da Loja GUATIMOZIM, a primeira do Rito Brasileiro fundada  em 07 de junho de 1981 no Distrito Federal, os obreiros daquela Oficina e também  maçons de outras Lojas e de outros  ritos integrantes do Grande Oriente do Brasil, por unanimidade decidiram fundar a Augusta e Respeitável Loja Simbólica PIONEIROS DE BRASÍLIA, a segunda a ser fundada no Distrito Federal. Na sua 1ª Ata  lavrada pelo Irmão Secretário ANTONIO AUGUSTO PESSOA DE ALMEIDA, na reunião inaugural de 19 de setembro de 1984, na sede do GOB,  na 913 Sul, decidiram que o nome da Loja seria uma homenagem aos Pioneiros que se dedicaram à construção e implantação da nova Capital da República, cujo Jubileu de Prata de sua fundação estava próximo a ser comemorado, em 21 de abril do ano seguinte.

                            Consta também da mesma ata, que outra importante razão para a fundação da Loja é: atingir..."O maior progresso da sublime instituição e glória ao Supremo Arquiteto do Universo, prestar serviço desinteressado á humanidade e trabalhar pelo fortalecimento moral e intelectual de seus membros".

                            Outro importante objetivo da fundação da Loja foi: "Expandir o Rito Brasileiro no Distrito Federal, para possibilitar assim, a implantação de Loja Capitular e de Conselho de Kadosch do Rito Brasileiro".

                            A referida ata está assinada, na seqüência: pelo Venerável, Irmão HAMILTON DE HOLANDA VASCONCELOS (que já passou para o oriente eterno); 1º Vigilante, Irmão MARCO ANTÔNIO W. BRAGA; 2º Vigilante, Irmão PAULO CÉSAR PEDROSO DE CAMPOS; Orador, Irmão ANTÔNIO CARLOS SIMÕES; Secretário , Irmão ANTÔNIO AUGUSTO PESSOA DE ALMEIDA;  Tesoureiro, Irmão VICENTE ALVES DOS SANTOS; Chanceler, Irmão JOSÉ LEÃO FERREIRA (já passou para o oriente eterno); e Cobridor, Irmão ANTÔNIO LAURINDO TEODORO; e mais 24 (vinte e quatro) Irmãos, entre os quais 10 (dez) Mestres Instalados.

                            Naquela oportunidade a Loja aprovou que as suas Sessões seriam realizadas às sextas-feiras, no Templo da Augusta e Benfeitora Loja Simbólica ESTRELA DE BRASÍLIA, localizada na 913 Sul. Sua Regularização e respectiva Carta Constitutiva Provisória foi deferida pelo GOB sob o número 2288, publicada no Boletim do GOB de 10 de outubro de 1985 e republicada em 26 de outubro de 1989, É uma Pessoa Jurídica de Direito Privado, com CNPJ-MF. Seu estatuto foi registrado no Cartório de 2º Ofício de Pessoas Jurídicas sob o nº 1805, no qual, em seu artigo 2º, consta o seguinte:

" ARTIGO 2º, A LOJA , SEM FINS LUCRATIVOS, TERÁ COMO OBJETIVOS:

a) INCREMENTAR o respeito e a defesa da família e a fidelidade à Pátria Brasileira;

b) PUGNAR pelos ideais de LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE entre todos os homens, sem distinção de raça, cor ou crença religiosa;

c) COLABORAR na difusão do ensino, do civismo, na melhor forma de valorização do ser humano;

d) SUSTENTAR os princípios e os objetivos da Ordem Maçônica;

e) INCENTIVAR a prática do bem e da filantropia.

                            A Loja Maçônica Pioneiros de Brasília nº 2288, em seus 20 anos, foi presidida pelos seguintes Veneráveis:

1- HAMILTOM DE HOLANDA VASCONCELOS: 1984/1987; (ORIENTE ETERNO)

2- RAIMUNDO BENTO DE ARAÚJO: 1987/1989;

3- JÚLIO CÉSAR RIBEIRO: 1989/1991;

4- ANTÔNIO CARLOS SIMÕES: 1991/1993;

5- ALFONSO ANDRADA PRIETO: 1993/1997;

6- ANTÔNIO AUGUSTO PESSOA DE ALMEIDA: 1997/1999;

7- ANTÔNIO ROCHA ARAÚJO: 1999/2003;

8- MAURO MAGALHÃES AGUIAR: 2003/2005

9- JOSÉ BRAGA FILHO:2005/20007

10 - MAURO MAGALHÃES AGUIAR - 2007/2009

11 - PAULO FERREIRA DOS SANTOS - 2009/2011

                            É oportuno ressaltar, que dos 27 (vinte e sete) membros fundadores da Loja, somente os Irmãos ANTÔNIO CARLOS SIMÕES e ANTÔNIO AUGUSTO PESSOA DE ALMEIDA, permanecem em seu quadro de Obreiros, mas a maioria dos Irmãos fundadores ainda continuam atuante em outras Lojas Maçônicas.

 

 

   A.: R.: L.: S.: Pioneiros de Brasília    

Nº. 2288

 

Seja bem-vindo à A.: R.: L.: S.: Pioneiros de Brasília, nº. 2288, Federada ao Grande Oriente do Brasil e Jurisdicionada ao Grande Oriente do Distrito Federal.

Principal

Cultura Maçonica

Histórico da Loja

Administração da Loja

Notícias

Informativo Mensal

Links

Downloads

Seminário

Atividades

Eventos

Fale Conosco

      

 

 

Clique no cadeado para entrar com a senha